VOZETNICA
DRAMYIN
DRAMIYN
Dramyin, canção que fala deste cordofone tibetano, texto e música de minha autoria. Os textos são elaborados com base em pesquisas em livros, ou internet, sobre a história do instrumento, ou outros elementos relevantes, que possam dar a conhecer este magnífico instrumento.
DRAMYIN, cordofone de Tibet. Este lindíssimo instrumento faz parte da minha vasta coleção, que pode ser vista, em parte, no site www.cenarios4u.com, através de fotos ou video que efectuei quando realizei uma exposição na escola onde lecciono. As imagens foram recolhidas à cerca de três anos, e, desde então, tenho continuado a comprar instrumentos de todo o mundo, pelo que, alguns dos instrumentos que possuo agora , não surgem nessa exposição, é o caso do Dramyin.
Esta foto foi tirada por mim, do terraço do meu escritório, que se encontra ao nível de um segundo andar, e tem como fundo a magnífica paisagem do Alentejo.
O Tibet é uma região da China, ou, de outro modo, um país ocupado pela China. Tem uma cultura e religiosidade muito próprias, que a mim, enquanto cidadão do mundo me interessa muito, e procuro buscar informação que me leve a conhecer melhor este povo, as suas crenças e modo de vida. Ainda não visitei o Tibet, espero fazê-lo em breve, e de lá quero trazer novos instrumentos para a minha coleção.
ZURNA
Zurna é uma flauta. Possuo uma ou duas na minha coleção, que adquiri em Istambul. A canção fala do instrumento, com recurso a informação pesquisada na net e memórias de viagem.
Pela canção vão passando referências a elementos da cultura Otomana, aos quais a flauta zurna está associada, nomeadamente, danças e ritmos.
As flautas zurnas que possuo, numa imagem recolhida do terraço do meu escritório de trabalho, onde se pode apreciar também a bonita paisagem alentejana sempre a mudar.
CONGA
Conga, fala desse belo instrumento cubano, o qual faz parte da minha já vasta coleção. Nas pesquisas que efectuei para saber mais do instrumento e sua história, descobri pormenores fantásticos, que, naturalmente, passam na canção.
Pela canção passam também algumas referências à história de Cuba, origem do nome do instrumento, e outras curiosidades.
Como habitualmente, realizo estas fotos dos instrumentos, do terraço do meu escritório de trabalho, que se situa ao nível de um segundo andar. Deste modo, além do registo do instrumento, deixo ainda uma imagem da bela paisagem alentejana.
Pode apreciar outras fotos deste instrumento no site cenarios4u. Para tal, basta clicar na imagem para obter link. Em cenarios4u aceda à janela Museu ou janela Membranofones. Obrigado.
KASHACA
Kashaca é um idiofone de agitação, mas também de percussão. Em cada pais é-lhe atribuído um nome diferente. Escolhi este para título da canção, mas pelo texto surgem os outros nomes do instrumento.
É um instrumento usado para distrair bebés, e, também, como instrumento de meditação, em determinadas regiões de África.
Na imagem pode ver-se vários pares de Kashacas. Este instrumento tem a particularidade de, enquanto uma das bolas fica na mão, a outra gira no ar e choca com aquela, fazendo com que, além do som da agitação, parecido à maraca, também se obtenha o clic da percussão.
PHIN
O Phin é um cordofone tailandês que comprei para a minha coleção em Bangkok. Tem esta forma muito curiosa que parece um coração, ou uma folha, também há quem diga que parece uma lágrima, seja o que for é, de facto muito bonito. Possui três cordas metálicas e produz um som algo semelhante a guitarra. É usado na moderna música tailandesa.