top of page

CENARIOS4U

KETUT

Ketut é uma canção inspirada na minha viagem a Bali. Fui a Bali expressamente para comprar instrumentos tradicionais daquela região, e, obviamente, conhecer um pouco da cultura local. Ketut Lyier é um curandeiro, o qual foi personagem do livro e do filme Comer Orar Amar. Depois de ter visto o filme, que tenho em casa, e ter lido o livro, foi uma experiência maravilhosa estar ali, com o próprio Ketut, em sua casa, no palco de algumas cenas do livro e do filme. Inesquecível.

Ketut ficou famoso depois do sucesso do filme, tem muitos turistas a procurar as suas consultas, na verdade, procuram um momento de estar com aquele senhor idoso e bem disposto, que nas consultas diz o mesmo a todos, sempre coisas boas, mas que são o que menos importa.

O senhor que se vê nas imagens do slide show, é o verdadeiro Ketut Liyer. No filme Comer Orar Amar, quem contracena com Julia Roberts é um ator local, para desgosto do próprio Ketut, que afirmou que podia ser ele a desempenhar o seu próprio personagem, pois afinal, ele, era bem mais bonito que o ator. Curiosidades.

Em Bali, o nome dado ao primeiro filho é sempre Wayan, ao segundo Made, ao terceiro Nyoman e ao quarto filho dão o nome de Ketut. Quando uma família tem mais de quatro filhos, ao quinto volta a dar-se o nome Wayan, e assim sucessivamente. Temos então que, Ketut, é o quarto filho da sua família.

MADIBA

A minha singela homenagem a um dos homens que mais admirei. Ler a sua obra autobiográfica "Longo caminho para a liberdade" deixa-nos um conhecimento de como pode ser grande a alma humana .

Madiba é o nome carinhoso que era dado a Nelson Mandela, um ser humano universal, do qual todo o mundo se recordará para sempre.

PAGODES DE BAGAN

A ideia para esta canção veio quando eu pesquisava na net sobre um instrumento musical de Myanmar que desejo comprar. Entrei num site, muito bonito por sinal, que falava dos pagodes de Bagan, com imagens lindas e contava a história das construções. Não era o que procurava mas fiquei por ali a apreciar aquela beleza. Achei que devia dedicar uma canção aqueles monumentos maravilhosos que fazem parte da cultura budista.

bottom of page