ETNOMUSICOLOGIA
MUSEU VIRTUAL
CORDOFONES ASIÁTICOS
ER-HU
Acredita-se ter evoluído do Xiqin, descrito como alaúde de duas cordas no Yue Shu ( literalmente livro de música ). O caracter chinês "er" significa dois, deriva do facto do instrumento ter duas cordas. O segundo caracter "hu" indica que se trata de um membro da família Huqin. O nome Huqin significa "instrumento bárbaro", mostra que o instrumento é originário de regiões ao norte da China habitadas por povos não-Han.
O som característico é dado pela vibração da pele de piton, os dedos afloram as cordas e não as pressionam contra o braço. O arco encontra-se entre as cordas. Muitas vezes estes instrumentos são feitos a partir de peças de mobiliário antigo.
DÀN TÚ'
O Dàn Tú' é um cordofone tradicional do Vietname. Tú quer dizer quatro em sino-vietnamita, refere-se ao número de cordas do instrumento. Também chamado Dàn Doán. Doán significa pequeno, referindo-se ao braço do instrumento. Também existem na forma redonda, com braço curto, similar ao Yueqin chinês, mas pouco usado hoje em dia. Os músicos vietnamitas aperfeiçoaram o Dàn Tú' para tocar música ocidental, criando um corpo rectangular com cordas mais compridas para proporcionar a escala diatónica ocidental. É mais popular hoje em dia que a versão tradicional.